IKEA vai investir em Portugal

January 18, 2006

Finalmente uma boa notícia ao ver os noticiários.

Advertisements

8 Responses to “IKEA vai investir em Portugal”

  1. GUI Says:

    Fdx!!!eu ia postar sobre essa merda!!!cortaste a onda!!!

    abr

  2. ... Says:

    Bom, se o IKEA fosse português até era uma boa noticia

  3. Ric Jo Says:

    Sorry Gui ;)

    Então e criar 1650 empregos em Portugal, mesmo sendo de uma empresa não-portuguesa, não é uma boa notícia…?!

  4. ... Says:

    Mais ou menos, daqui a 10 anos vão-se embora, mas não faz mal, vêem outros :)

    Devíamos era ser nós a ir para o país deles! Mas será que ninguém percebe isto?

  5. Cátia Says:

    Claro que é bom virem para o nosso país e criar postos de trabalho que tanto nos fazem falta!

    No entanto, numa coisa o \”said\” tem razão… daqui a uns anos quando lhes for economicamente desfavorável permanecer no nosso belo país, vão embora sem se preocuparem com mais nada!

    Resta-nos desejar que quando isso acontecer o nosso paí se tenha desenvolvido um pouco mais que o que está previsto para este ano,quando um digo um pouco mais quero dizer MUITO MAIS e que possamos estar mais competitivos…

  6. abram os olhos Says:

    A IKEA vai investir pq o estado lhes dá beneficios fiscais. Mas então e a igualdade e justa concorrência para,pex, a Moviflor que vai ficar prejudicada face à concorrência (ikea) qutem beneficios fiscais. São umas empresas a pagar por outras.
    Santa vergonha. Impostos baixos já para todas as empresas. Menos chulice do estado. Menos estado. Menos socialismo. Mais liberalismo. Mais riqueza!!!

  7. Ric Jo Says:

    Antes de mais, reitero mais uma vez para que as pessoas assinem os seus comentários. Senão serei forçado a apagar os comentários anónimos (e quando digo anónimos, refiro-me igualmente aos nicks não identificativos).

    O facto de a IKEA vir a ter benefícios fiscais não é criticável na minha opinião, pois se é a única forma de atraír investimento estrangeiro, então que se faça (à imagem da Irlanda, creio). O que está mal é se as empresas nacionais não usufruem igualmente desses benefícios. Mas isso é outro debate e não o que estava em causa no post. Agora, mesmo com benefícios fiscais, o investimento do IKEA é óptimo. E sinal disso é que tanto a França como a Espanha também queriam o investimento feito no país deles. A criação de mais de 1600 postos de trabalho é óptimo! é precisamente do que o país necessita! Agora, é óbvio que seria melhor que fossem empresas nacionais a fornecerem esses postos de trabalho, de modo a que o dinheiro \”ficasse entre nós\” e que as empress nacionais podessem enriquecr e investir cada vez mais. Isso seria o ideal (de facto, se fosse a Moviflor e não o IKEA, seria preferível). Se há concorrência desleal, beneficiando as empresas estrangeiras, é mau. Mas neste caso só queria mesmo realçar a criação dos postos de trabalho. E isso é muito bom.

  8. Joao Diogo Says:

    Sobre este assunto recomendo a leitura dos seguintes blogs:
    http://semiramis.weblog.com.pt/arquivo/2006/01/distorcoes_fisc.html#more
    e

    http://oinsurgente.blogspot.com/2006_01_15_oinsurgente_archive.html

    de onde se retirou o seguinte excerto:

    \”O apoio à IKEA é, sem dúvida, uma péssima opção, e demonstra a dificuldade que o Governo português tem em compreender as mais elementares regras do mercado; a IKEA é um concorrente directo de um conjunto vasto de empresas que se inserem num sector que, em Portugal, tem uma forte tradição e implementação: o mobiliário. No Minho, em redor do Porto, na cintura de Aveiro, pelo menos aqui, existem diversas unidades fabris de grande importância económica que, com esta iniciativa governamental, ficam numa posição concorrencial duplamente prejudicada: pela forte carga fiscal a que estão sujeitas e pela situação de favorecimento de uma das empresas que maior concorrência lhes tem oferecido.\”


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: