Blog ou Blogue?

December 19, 2005

Findo a minha última votação, onde perguntava como preferiam escrever: Blog ou Blogue, o resultado foi de 69% para a forma Inglesa e 31% para a forma aportuguesada. Fui pesquisar qual seria o termo mais correcto e encontrei as seguintes definições:

Blog: Abreviatura de weblog.

Blogue: Aportuguesamento da palavra ‘blog’ feito no espírito do polémico Dicionário da Academia. Os mais radicais defensores do Português deverão no entanto utilizar algo como ‘redegisto‘.

(tirado de Glossário do Weblog)

Assim sendo e visto que blog deriva da palavra weblog, este é o termo mais correcto. A palavra Blogue não aparece no Dicionário Português (pelo menos no último Dicionário da Universal) e os defensores da versão Portuguesa da palavra deverão então utilizar o termo redegisto. Convenhamos que não é um termo muito prático.

Convido a participarem na nova votação: O MSN é…?
Advertisements

3 Responses to “Blog ou Blogue?”


  1. Hehehe….

    Há que defender o nosso português, é a nossa cultura, já só na nossa língua somos independentes…
    Não quero ver os meus netos a falar outra língua qualquer (ou uma mistura ridícula de varias) imposta pela globalização cega…
    Ricardo, bom trabalho, continua com este belo redegisto (ironia ou não, programa Word não conhece esta palavra…hehehe….)

    Fica bem
    Tiago Gonçalves

    P.S.: Alguns destes fantásticos textos que escreves no MalibuCola, podiam ser publicados em duplicado no Semcasaco, para encher os tempos mais mortos (até porque se calhar á primos que quando vão la não consultam o teu redegisto, mas não sei bem…) . Fica a proposta, não sei se é viável…

  2. Anonymous Says:

    Impecável aquela foto e os teus argumentos \”against\” o inglês.
    Desculpa amigo, nunca mais ter cá passado. Mas… o tempo tem sido escasso. liga-me quando tiveres em Ourém.
    Grande abraço do teu amigo NUNO PEREIRA

  3. Ric Jo Says:

    Tiago: obrigado pelas tuas palavras. É sempre bom ver que vais passando por aqui. Quanto à língua Portuguesa, é um facto que tem de ser protegida e defendida no contexto internacional, pois a tendência é ela ser diluída pelo Inglês e Francês. Cabe-nos a nós todos lutarmos um pouco por isso (embora haja casos – como a palavra Blog, por exemplo- em que julgo que só há uma maneira de utilizá-la: na sua forma original – neste caso, o Inglês). Quanto ao Semcasaco, o link do malibucola está lá. Bastará um pouco de curiosidade de quem por lá passa para vir aqui ter. Depois, descortinar que este blog é meu é bastante simples :) Abraço.

    Yuraaaaaaan: Long time no see! É sempre bom ter a marca da tua presença na blogosfera, mesmo que esta seja esporádica. Abraço (temos que combinar a nossa tão badalada sessão de fotos!!).


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: