Cartéis…

October 22, 2005

É vergonhoso aquilo a que se assistiu na última semana em Portugal. Entre outras coisas, refiro-me aos Cartéis desmascarados pela Autoridade da Concorrência. Como se não nos bastasse já o aumento do desemprego; o quase nulo (ou mesmo nulo) crescimento da nossa economia; os cortes existentes no Orçamento de Estado 2006; a seca que o país atravessou e cujas consequências aínda vivemos; os milhares de hectáres ardidos no verão e início do Outono; o não aumento dos ordenados; o aumento desmasurável do preço do petróleo nos mercados mundiais, provocando óbvios aumentos no preço da gasolina e consequentemente nos nossos custos de vida, aumentos nos transportes públicos e em básicamente todos os produtos que dependam desta fonte de energia (quem em Portugal são quase todos…); o endividamento incrível das Autarquias; o aumento dos impostos… enfim, como se o cenário não fosse já negro o suficiente, esta semana recebemos a notícia de que houve uma combinação de preços em duas indústrias totalmente básicas e necessárias para qualquer cidadão: medicamentos e pão.
Embora no caso dos medicamentos, esta prática tenha sido feito em medicamentos para os diabéticos, senti-me igualmente ofendido, como se tratasse de simples aspirinas ou xaropes, medicamentos que toda a população consome. Em relação ao pão, escusado será dizer que provavelmente todos fomos prejudicados.
Enoje-me que neste país não rememos todos para o mesmo lado. Enoje-me que neste país (e não só) se pense mais em lucros das empresas do que nas próprias e reais necessidades da sociedade. Enoje-me o facto de não sabermos se estes Cartéis desmascarados não são apenas a ponta de um iceberg gigantesco, e com uma prática muito comum em Portugal. Será que há mais para vir?
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: