Futebolada

October 8, 2005

Ora bem, foi um dia intenso de Futebol. Muitos jogos e resultados haveria para comentar. Mas este não é o sítio para tal. Ou melhor, é o local, mas para somente comentar em relação ao que a nós (Portugueses) diz respeito. Aqui vai a minha (humilde) opinião:


Parabéns Angola. É um enorme feito, terem conseguido a qualificação para o Mundial pela primeira vez. Será interessante (e estranho…) ver jogadores como Akwá, Mantorras, Mendonça e João Ricardo num dos maiores palcos mundiais do futebol. Mas fizeram por isso!

Gostei muito ver jogar o Liechtenstein. Os seus jogadores foram muito valentes. Jogaram quase de igual-para-igual contra jogadores que ganham provavelmente mais numa semana de ordenados do que estes jogadores num mês. Não nos esqueçamos que estamos a falar de um país que tem somente 7 clubes de futebol (e por isso jogam na liga Suiça), 1700 jogadores federados e cujo primeiro jogo data de 1982… Foram uns verdadeiros Gigantes hoje. E não fosse o próprio jogador do Liechtenstein a interceptar o remate de um seu colega, teriam feito o 1-2 e provavelmente teriam igualmente feito História. Foram uns bravos!

Não jogaram nada hoje. Sem Deco, pareceram uma equipa vulgar. Mas mesmo assim conseguiram a primeira qualificação para um segundo Mundial consecutivo e, igualmente pela primeira vez, uma qualificação para uma grande competição antes da última jornada (mas diga-se de passagem que este foi provavelmente o grupo mais fácil de sempre onde Portugal se viu colocado…). Mesmo assim, cumpriram o objectivo. Parabéns.

Não curto ter que fazer isto, mas depois da exibição negra de hoje (mais uma para a colecção…), pergunto-me seriamente se Scolari não age de má fé, ao ignorar Vitor Baía e Moreira em função de Ricardo. Convocar dois guarda-redes suplentes dos seus clubes (logo sem ritmo competitivo) é algo muito negligente. O Ricardo nem tem culpa, pois metem-no a jogar e ele tem que o fazer (pena é que o faça mal). Mas o Homem ou anda numa fase mesmo muito negra da sua vida ou então é mesmo muito fraquinho. Pena ele não jogar onde a mim me daria mais jeito: no seu clube.

Advertisements

5 Responses to “Futebolada”

  1. pipas Says:

    Ai Ricjo não brinques com coisas sérias.Moreira???Na selecção???Mas porquê???
    Ele não tem estofo,nem categoria para tal.Basta ver as actuações dele no Benfica…
    Quanto ao Ricardo só tenho de dar força pelo mau momento que passou,mas continua de pedra e cal na selecção e tem a confiança de Scolari.
    Ele foi culpado no golo do Liechtenstein?Não me parece…E o Paulo Ferreira?Teve?Não vi teu comentário sobre ele…
    Ah,já sei.Ele joga no Chelsea e o Ricardo no Sporting.
    Gostei dos teus comentários acerca dos resto sobre Angola e Liechtenstein,mas não devias de criticar Ricardo porque ele é português e não um estrangeiro e merece o apoio de todos os portugueses.
    Felizmente que o Scolari não é de nenhum clube,mas é de Portugal e escolhe os melhores.
    Doa a quem doer foram estes que qualificaram Portugal para o Mundial e nos eleitos não fazem parte Moreira e Vitor Baia.
    É com estes que vamos contar e é a estes que deviamos apoiar.

    Duas perguntas:

    Porque Vitor Baia e Moreira no lugar de Ricardo e Quim ( ou é só no lugar de Ricardo)?

    O Paulo Santos (Sp.Braga),o Jorge Batista(Gil Vicente),por exemplo não teêm feito melhores exibições que Vitor Baia e Moreira?

    Já que se fala de justiça,então sejam justos.
    Um abraço.

  2. Photoman Says:

    Ó Pipas, o que se passa contigo? Andas mt agressivo… É aqui, é no Castelo!! Bolas!! Quanto ao Moreira na Selecção em vez do Ricardo, justifica-se por isto: é titular do clube onde joga (que por acaso é campeão nacional); Tem feito boas exibições e tem qualidade. O Ricardo para além de não ser titular da baliza do Sporting está numa má forma incrível. O Quim tb não devia ir. Qd não joga não deve ser convocado para a equipa de todos nós.

    Abraço

  3. Ric Jo Says:

    Por acaso, Pipas, aquilo no Castelo anda muito quente… Há que haver calma…! ;)

    Falei no Baía porque ele é (na minha opinião) tão seleccionável como qualquer um dos guarda-redes que nomeaste. Mas tem uma grande vantagem: experiência. E é o jogador de Futebol que mais troféus ganhou em todo o Mundo, e uma experiência destas só pode fazer bem ao Balneário (isto se ele não viesse a criar atritos por não ser eventualmente titular – mas no banco é sempre uma mais valia). E o Moreira referi porque ele é apenas titular da equipa onde o Quim (que é convocado), joga. Logo ele tem que ser obrigatoriamente referido de cada vez que o Quim é chamado e ele não. Para além das razões que o Photoman referiu.

    Pipas, és dos poucos Sportinguistas que conheço que aínda não abriu os olhos em relação ao Ricardo (ou não queres abrir). Olha que há muito Sportinguista (que conheço pessoalmente) que concorda com todas as críticas feitas ao Ricardo…

    PS- O Ricardo não falhou apenas no lance do Golo. Se não viste mais nenhuma falha, então temos percepções diferentes do que um Guarda-redes deve ou não fazer.

  4. pipas Says:

    Em relação ao Castelo,eu penso que não sou agressivo,nem mal educado.As pessoas que me conhecem sabem o que sou e como sou.
    Eu limito-me a comentar o que lá se escrevem,tenho a liberdade de concordar ou não com eles.
    Em relação á nossa selecção,penso que não há dúvida de que deviamos estar felizes pelo apuramento para o Mundial,mas para algumas pessoas é melhor criticar os jogadores ou devo dizer o jogador.
    É pena que assim seja.Em relação ao Ricardo acho que ele não tem falhado tanto na selecção como o Ricjo parece querer dizer,prova disso são os apenas 5 golos sofridos pela selecção na fase de apuramento.
    Uma coisa é falhar no Sporting e outra coisa é falhar na selecção.
    Quanto ao Moreira e ao Vitor Baia,estão em segundo plano para o caso de serem convocados por Scolari,visto Paulo Santos do Sp.Braga estar a realizar boas exibições de á 2 anos para cá e também por esta época ainda não ter sofrido qualquer golo na super liga.
    De realçar o facto de Paulo Santos não jogar em nenhum grande.
    Um abraço.


  5. Pipas tens razão no que dizes… Só falam no Ricardo quando lhes é conveniente… Mas pronto… é assim… Um conselho a todos os guarda-redes: se querem ter uma boa carreira nunca mas nunca venham para o Sporting…. São queimados pela Santa Inquisição…. Á pois é!!! E mais não digo…

    Fiquem bem…
    Tiago GOnçalves


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: