Um dia muito triste para o Concelho de Ourém

August 6, 2005







Independentemente da ordém a que poste isto, o que se está a passar no meu concelho é muitíssimo grave. Infelizmente, somos, no momento em que escrevo, o concelho do país em pior estado a nível de fogos florestais. Já arderam sete casas em Espite. O fogo que há dias se iniciou em Pombal, estendeu-se até ao concelho de Ourém. Queimou Albergaria dos 12, Freixianda, Caxarias, Urqueira, Aldeia Nova e Olival. Segue agora para a Barrocaria e Cercal. Aqui vão as fotos de como o céu estavava hoje em Ourém, a cerca de 5 km do incêndio. Imaginem como estaria no próprio local… Uma grande palavra de força aos nossoas Bombeiros VOLUNTÁRIOS. Os verdadeiros heróis.
Advertisements

12 Responses to “Um dia muito triste para o Concelho de Ourém”

  1. Pipas Says:

    Boas a todos.
    Como bombeiro em Ourém quero desde já agredecer ao Ricjo a publicação destas fotos,assim como as suas palavras.
    A todos os bombeiros de Ourém e de todas as coorperações que combateram as chamas durante mais de 55 horas sem receber nada em troca a não ser insultos por parte da população e também dos presidentes de junta das localidades afectadas quero apenas destacar que se ardeu o que ardeu não foi por culpa dos bombeiros.
    Isto mais que um desabafo,é uma revoltade quem tudo fez para evitar esta tragédia que assolou o concelho de Ourém.
    Para se ter uma ideia mais concreta posso dizer que das 18 freguesias que o nosso concelho tem,7 foram atingidas pelas chamas ( Espite,Urqueira,Olival,Casal dos Bernardos,Caxarias,Matas e Cercal.)
    As localidades mais afectadas foram Memória,Amieira,Resouro,Casais dos Montes,Obidos,Olival.Arderam cerca de 10 casas e 10 barracões,sendo que 3 dessas casas eram habitadas,todas as outras eram abandonadas.Houve 1 ferido grave com 80% do corpo queimado sendo transportdo pelos os bombeiros de Ourém para o Hosp Leiria.Todas as outras pessoas foram salvas e evaquadas para sitios seguros pelos bombeiros,médicos e enfermeiros do INEM que montaram um hospital de campanha em Espite e deram uma excelente ajuda e pela GNR.
    Para quem não sabe o incendio começou no distrito de Leiria,no concelho de Pombal no dia 2 de Agosto,passando por Caranguejeira indo em direcção a Albergaria dos doze,entrando no concelho de Ourém no dia 4 de Agosto ás 19:30.
    Tudo foi feito pa evitar a tragédia mas nada foi feito quer pelos populares ( donos de terreno cujo o mato é da alturas das casas em quase todos os locais por onde o fogo passou),quer pelos presidentes de junta que sabiam do perigos que corriam as suas terras e nada fizeram para evitar o inferno que atingiu as suas localidades e passaram o tempo todo a criticar os bombeiros.
    A todos os bombeiros de portugal,em especial os de Ourém somos os maiores e uns herois.
    Há hora que edito esta mensagem posso dizer que tudo está calmo,mantendo-se no local cerca de 60 bombeiros e 22 viaturas para combater possiveis reancendimentos.
    O fim do Verão ainda tá longe.só peço que ajudem os bombeiros e não critiquem,porque também somos humanos e não fazemos milagres.
    Um abraço a todos.
    Vida por vida.

  2. Fred Says:

    Viva,

    Este comentário do bombeiro Pipas, pela sua importância, converti-o em forma de artigo no Castelo. Podem aceder neste endereço.

  3. Pipas Says:

    Quero deixar aqui bem claro que este meu comentário sobre aquilo que eu considero uma tragédia que assolou o concelho de Ourém não é uma noticia,mas sim a minha opinião pessoal como bombeiro e como pessoa.
    O sr Fred que eu não conheço,transformou o meu comentário em noticia sem eu saber,o que desde já acho errado da parte dele.
    Mas pronto tudo serve para se fazer noticia.

  4. GuTo Says:

    Realmente é de lamentar o estado em que o nosso país se encontra. Desde já, Pipas devo congratolar-te por seres bombeiro, e diáriamente, lutar contra um inferno que está a destruir o Mundo. Infelizmente, só nestes momentos é que ficamos mais sensibilizados para tal, mas mesmo assim, por vezes há vozes que não vos dão o devido valor.
    Aos Soldados da Paz, um muito obrigado, porque apesar de por vezes dizerem que demoraram a chegar, sabemos pois, que são poucos para tanto Inferno.
    Ric, devo confessar também, que fico triste em ver tanta beleza natural destruída, neste caso, em concreto em Ourém.

    Os Veteranos


  5. Pipas os Bombeiros de Ourém merecem o meu respeito e admiração!
    Os cães ladram e a caravana passa…
    Se os terrenos fossem limpos, até mesmo os baldios que pertencem às juntas de freguesia afectadas, a tragédia teria sido menor.
    Também as pessoas da EDP fizeram um grande esforço em procurar manter alimentadas as populações com electricidade.
    A todos vós, os meus parabéns!
    Ricardo parabéns pelo espaço.
    Desconhecia.
    Vou passar a visitar. Abraço

  6. Pipas Says:

    Obrigado pelo respeito e pela admiração.
    Tudo o que nós fazemos é tentar ajudar quem precisa de nós,infelizmente nem todos nos respeitam,nem todos dão valor ao nosso trabalho.
    Mas mesmo assim cá estamos…
    Fiquem bem.

  7. Ric Jo Says:

    Pipas:Força Pipas. Admiro muito o que tu e os teus restantes colegas fazem em prol da sociedade. E é uma verdadeira honra pessoal ter um Soldado da Paz como um dos meus melhores amigos. Obrigada pelas palavras de quem andou a lutar contra este inferno, na primeira pessoa. Força!

    Guto: Obrigado pelas tuas palavras. Quem tem a infelicidade de passar pelas terras por aqui ardidas (e não só por aqui, obviamente) fica completamente desolado ao ver o estado em que tudo ficou. Espero que por Vila do Conde e todo o resto do País, o inferno não seja uma presença.

    Suplementador: agradeço a tua visita e palavras. Vai passando mesmo por cá. E já agora, qual o nome atrás do nick…?

    E já agora, Pipas, o Fred é uma pessoa fixe e não foi concerteza com más intenções que ele publicou as tuas palavras. Eu até acho que se deveria dar voz a todos os Bombeiros de modo a ajudar nas vossas reinvidicações e penso que o artigo d\’O Castelo foi isso mesmo…

    Abraço para todos!

  8. Pipas Says:

    Oi ric e oi guto.
    Espero que estejam ambos bem.
    Amigo ric,os meus colegas bombeiros são um espectaculo porque eles dão tudo o que teêm e não teêm para ajudar os outros,mas nas durante o ano ninguem se lembra do que pode acontecer quando ao coisas não são prevenidas.Quando a tragédia bate ás portas das pessoas tem que haver um culpado,e a preperencia da população é os bombeiros.
    Só pa teres uma ideia anda a circular um rumor para os lados do Lavradio em que os Bombeiros de Ourém teêm interesses naquilo que ardeu porque recebemos do governo dinheiro por cada pinheiro queimado ou por cada area de terreno ardida.
    Isto é o que passa pela cabeça das pessoas e esta é a noção e o que pensam dos bombeiros.
    Será que são burras?Não sei.
    Mas é triste tantos homens se sacrificarem para ajudar os outros e ainda ter de ouvir estas coisas.
    Quanto ao que tu dizes Guto,eu não tenho nada contra ao Fred e já lhe tentei explicar o que pensava.
    Um abraço a todos.
    Pipas

  9. Ric Jo Says:

    Tás a falar a sério Pipas?! F***-se… Há cenas do caraças. Fala-se de interesse financeiro por parte dos privados a quem se alugam os cannadair, mas dos bombeiros é a primeira vez que oiço e é no mínimo obsceno…

  10. Nelson Says:

    Grande Pipas,
    Revejo a tua tristeza nos teus comentários e que me levou também a deixar aqui um comentário
    Considero que os incêndios são o terrorismo que assola Portugal. Neste jardim à beira mar plantado não há que temer fundamentalistas do Islão, não existem exigências bascas, nem sequer há colunatos por desocupar… Mas há este inimigo sem rosto, que também ataca os inocentes, e que camufla muitos interesses.
    Desconheço a aflição de ter labaredas de 3 andares à porta de casa, mas até poderia compreender que a angústia de tal momento de cabeça perdida pudesse levar a atirar as culpas para os Bombeiros.. porque não se consegue pensar, porque é fácil, porque são o rosto mais vísivel, mais próximo nesta luta desigual.
    Agora chegar ao dia seguinte e não reconhecer sensatamente o vosso esforço, os perigos que correram voluntariamente horas a fio, e que na verdade não fizeram mais porque era verdadeiramente impossível. Acho que é de uma ingratidão e estupidez tremenda! Para não falar nas injúrias e blasfémias de pós-rescaldo que é algo que considero verdadeiramente intolerável.
    Aqui cada um olha para seu umbigo e só se preocupa com o seu pequeno quinhão.
    No meio de tanta idiotice e incoerência trata-se os Bombeiros presisamente da forma contrária e somos incapazes de nos unir por uma causa que vale mesmo a pena (lembras-te de Timor?!) e que ameaça deixar Portugal num cenário semelhante ao norte de África em uma dezena de anos.
    É nestas alturas que se vê a força e união de uma sociedade. Isto é uma causa para TODOS e não só para as vítimas!
    Mas é assim na terra em que as responsabilidades e os deveres (e os azares!) só pertencem aos outros. E depois tenta-se justificar a estupidez com mais estupidez!
    Europa fora e EUA os Bombeiros são verdadeiros heróis. São um orgulho da nação! Será um dia assim também em Portuga? Espero e acredito que sim!
    Um abraço forte pelo teu esforço e dedicação na luta contra os fogos e na defesa de causas nobres.
    Nelson

    P.S.: RicJo parabéns pelas imagens que resultaram em mil palavras!

  11. Ric Jo Says:

    Obrigado pelas tuas palavras, Nélson. Acho que tens toda a razão. É preciso louvar os Bombeiros, especialmente os voluntários, cuja única recompensa é verem as pessoas e a natureza salvarem-se.

  12. http://andcarinsurancequotes.com Says:

    I beloved up to you’ll obtain carried out proper here. The comic strip is tasteful, your authored material stylish. nevertheless, you command get got an impatience over that you wish be handing over the following. sick surely come further before again as exactly the similar just about a lot continuously inside of case you shield this hike.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: